........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto Divino, Projeto de Vida

Aos que se sentem vazios e sem perspectivas. Aos que se encontram em qualquer das encruzilhadas do caminho, experimentando a terrível incerteza e a pertinaz insegurança que lhes impedem vislumbrar a almejada solução. Àqueles que se consideram incapazes de superar o desânimo, a apatia, a ausência de disposição para a luta - a todos, convém recordar: somos seres espirituais.
Os que exploram os menos favorecidos. Os que se habituaram a dialogar com as sombras e a se nutrir da penumbra. Os empedernidos e despidos de ética. Os covardes, traidores e hipócritas. Os embebidos e empanturrados de poder. Os aproveitadores e bajuladores de sempre. Os criminosos explícitos e implícitos - também todos esses, é preciso lembrar, são seres espirituais.
O ser humano, protótipo divino, enquanto não adquirir consciência desta sua verdadeira condição e não se dispor a aperfeiçoá-la, estará submisso aos condicionamentos e às armadilhas da existência, onde a dor é inevitável e prevalece.
Jamais será completo qualquer projeto de vida que não seja acompanhado pelo simultâneo empenho em busca do crescimento do Espírito.
À medida que ampliarmos nossa opção pelo Projeto Divino, tudo o mais nos será acrescentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário