........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Meditar é Preciso – 4

A prática da Meditação exige perseverança, sem a qual torna-se muito difícil aplicar-se à arte de Meditar. Assim, aos poucos, é que se consegue remover da mente a contaminação venenosa da superfície, gerada por anos e anos desse exclusivo contato.
O importante é não ceder aos primeiros obstáculos, nem se desapontar de vez, imaginando, por exemplo, que "não sou capaz de me concentrar". Saiba: todos nós, com maior ou menor intensidade, temos essa dificuldade, que, inclusive, pode variar com o momento que se está vivendo. E é justamente por isso – consequência da natureza indisciplinada da mente – que devemos meditar, para mudar essa característica, como pouco a pouco irá acontecendo, até atingirmos estágios mais profundos e elevados de comunhão com a qualidade Divina em nós.
A comunhão total (Yoga) ocorre quando cessa esse verdadeiro turbilhão mental, após um período que não temos condição de prever e que exige rigorosa aplicação e confiante e definitiva entrega a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário