........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Fonte Divina

Quando nos iniciamos na disciplina da Meditação, deixando-nos ficar confiantes e entregues, imersos no profundo silêncio do abismo infinito em nós, começamos a romper com as limitações que caracterizam o ser humano comum.
Passamos a nos nutrir na Fonte Divina do Conhecimento, oculto aos olhos da massa, embora permanentemente à disposição de todos. Começa a desidentificação com o ser social vulgar.
Aos poucos, desfazem-se os vínculos com as preferências ou com o modelo seguido pelas criaturas ligadas à cultura da superfície. Cresce a capacidade de discernir, o impulso de servir desinteressadamente, de amar sem exclusivismos.
Aumenta a disposição de luta pela transformação da Sociedade, na busca de uma convivência igualitária, mas sem os componentes doentios do ódio, da revolta, da intolerância com os que não comungam com nossas idéias, da cegueira religiosa, ideológica ou partidária.
É o ego sendo enfraquecido, para a manifestação do brilho, do esplendor, da amorosa, imparcial e redentora contribuição do Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário