........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Imutável


Ao mirar-se na corrente da vida, o homem diz: "Esse sou eu". Mas o verdadeiro Eu do Universo não tem causa nem autor. É eterno, transcende o alcance da mutabilidade. (De um sermão de Buda).
Seres humanos comuns,  iletrados ou não, somos  adestrados  pela cultura da informação gerada no meio social em que vivemos. Quer sejamos pessoas comuns, anônimas na multidão, ou qualquer tipo de celebridade ou liderança, somos o resultado dessa cultura. Ela é o nosso espelho, a "corrente da vida" acima mencionada, no qual nos miramos e nos reconhecemos. Ao mesmo tempo, representa um véu, obstáculo à manifestação do imutável em nós. Yoga é o rompimento desse véu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário