........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

terça-feira, 1 de março de 2011

Devoção

Consta que as torres dos templos ou igrejas se destacam, sempre à vista, nas alturas, para que nos lembremos de que Deus, da mesma forma, deve estar sempre à vista, permanentemente em  nossos pensamentos, em nossas ações, para nos levar a  aceitar e agradecer Suas incessantes bênçãos. Ao conseguirmos desenvolver essa atitude de entendimento e devoção, aos poucos nossa consciência irá eliminando a equivocada noção do puro e isolado individualismo, do tão idolatrado e  incensado  ego pessoal.
A constante lembrança de Deus contribui eficazmente para tornar esse o principal relacionamento de nossas vidas, transformando em secundários todos os demais relacionamentos. Onda e oceano existem na água, que é  uma só, assim como cada um de nós e Deus existimos em uma única e ilimitada Consciência. Se à onda fosse possível ver a si mesma, poderia se considerar como oceano - isto é, o total - ou como onda, limitada, nascida  há  poucos instantes e sujeita a morte imediata. Todos os seres são parte do Todo, nenhum de nós é um indivíduo isolado. O Yoga nos ensina a dedicar nossas ações a Deus. Aos que não conseguem agir sempre por amor a Deus, Krishna recomenda: "Continue a fazer seu trabalho, alcançando o que você deseja, e quando obtiver os resultados, lembre-se de Mim como Aquele que dá os frutos da ação. Quem cultiva essa atitude  é meu devoto, sua mente irá residir em Mim e, então, meu ensinamento se tornará claro". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário