........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Devoção é Renúncia

Devoção resulta em renúncia, desapego pelo irreal, segundo o Bhakty Yoga, o Yoga devocional. Quem é dedicado à busca do  Ser que reside em si, prioriza o anseio pela Realização Divina, tem nessa meta o principal objetivo de sua vida e  torna-se indiferente ao mundo exterior. Renunciar fortalece a busca. Quando nos devotamos a qualquer projeto em nossas atividades comuns, renunciamos a qualquer coisa que possa obstruir nosso caminho, permanecemos concentrados,  indiferentes ao que se passa ao nosso redor, até conseguirmos o resultado almejado. O autêntico devoto mantém a atitude mental voltada para a Divindade Interna, mesmo em meio aos afazeres da rotina diária, sem a menor preocupação em demonstrar tal qualidade aos demais, em se exibir como devoto.
Devoção, renúncia, desapego causam sofrimento, sim, mas apenas ao ego ranzinza, mesquinho, finito, até que este seja, finalmente,  tragado pelo verdadeiro Ser que cada um nós É. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário