........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

sábado, 28 de novembro de 2009

Você sabe respirar?

É fundamental entender a importância das implicações psicológicas e espirituais contidas no ato de respirar.Há publicações especializadas sôbre o assunto, principalmente as que se referem às técnicas de Pranayama,  que convém consultar. Prana significa alento vital. Yama quer dizer controle, pausa, retenção. Pranayama, portanto, é a técnica de controle das energias vitais, inclusive as mais sutis. Controle que se exerce principalmente pela respiração.
Confira, agora, se você respira corretamente. Talvez você se surpreenda com a conclusão. Faça essa experiência de maneira muito suave: a inspiração deve ocorrer com a simultânea projeção do abdômen; já a expiração, ao contrário, fará o abdômen recuar.
É assim que se utiliza corretamente o diafrágma, principal músculo da respiração, espécie de cinta, na base da caixa toráxica, como se dividisse o corpo humano ao meio. Observe o movimento da barriguinha dos bebês, durante a respiração: ela se expande, na inspiração, e se retrai, ao expirar. Com o tempo, a tendência da esmagadora maioria dos seres humanos é inverter esse processo, ocasionando uma série de prejuizos à harmonia físico-mental.
Sempre há tempo para corrigir um erro tão grave e tão comum. Treine bastante, o tempo todo, já que não se vive sem respirar... O assunto será retomado nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário