........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Respiração e personalidade

"Há uma estreita relação entre a personalidade profunda ou nível inconsciente e a respiração, também denominada profunda; assim como entre a personalidade consciente ou superficial e a respiração superficial".
A informação é do psicólogo e especialista em Hatha Yoga Antonio Blay, em seu livro "Fundamento e Técnica do Hatha Yoga" (Edições Loyola, São Paulo, 1971), no capítulo dedicado à respiração. Prossegue ele: "Quando dizemos respiração profunda, referimo-nos a uma autêntica profundidade, que quer dizer também totalidade. Em geral, o ser humano não sabe o que seja respirar profundamente. Confunde-o com o inspirar com muita força, como encher os pulmões sob pressão, com risco de prejudicar inclusive seu próprio organismo. Não, o homem não pode respirar totalmente, porque o homem está entupido".
Diz, ainda, Blay: "Respirar totalmente implica em relacionar-se inteiramente com o mundo que nos rodeia, sem temores, restrições ou reservas, com todo nosso ser. Porque, se há tensões emocionais reprimidas, existem também contrações musculares inconscientes que impossibilitam qualquer ação livre. É toda a pessoa que respira e não apenas seus pulmões e seu diafrágma. É toda a pessoa que se expressa biologicamente através da respiração, como em qualquer outro aspecto vital. E se a pessoa, em seu íntimo, está reprimindo algo, necessariamente se expressará reprimindo também sua respiração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário