........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Porque sofremos - Kleshas 4 e 5

Dvesha - Aversão. O que ameaça nossos apegos deve ser repudiado. A intolerância, o preconceito e o ódio, por exemplo, são típicos das situações criadas por Dvesha, razão de tantos e conhecidos infortúnios.
Abnivesha - Apego à existência ou, simplesmente, medo de morrer. Imersos em avidya (a ignorância cósmica), sem a perspectiva espiritual, tendo obscurecida a consciência da inerente divindade do ser, acentua-se em nós o temor de deixar o palco da vida de superfície que tanto nos atrai. O medo do desaparecimento físico é proporcional à ausência da confiança em Deus.
Como se vê, um mundo de tensões e ansiedades tem origem nos Kleshas, levando-nos - felizmente com muita frequência - a nos sentirmos imprestáveis, a buscar algo que nos conduza para fora da região turbulenta do atrito, do litígio, do choque de paixões. Felizmente, porque quase sempre é assim que somos melhor despertados - pela dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário