........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Um Mundo? Um lugar?

Yoga Vasishtha é um antigo texto espiritual indiano (a idade, incerta, é apontada entre os séculos V e XIV dC), obra gigantesca, com mais de 30 mil versos. Nela, o Sábio Vasishtha transmite ao príncipe Rama os mais profundos ensinamentos de acordo com o Vedanta, segundo os quais, só existe uma única Realidade, "idêntica ao Eu mais profundo de cada um de nós, o Atma, que é o obervador, a consciência, a testemunha de tudo". Yoga, como todo praticante sabe (ou deveria saber) é a conquista desse estado mais profundo, que, ao contrário do que muitos acreditam, não é um mundo, nem um lugar, para o qual os libertos estão destinados agora ou após a morte. Pode-se mesmo dizer que a maioria das pessoas acredita que Libertação significa ir ou ser levado para algum tipo de mundo celestial. O Yoga Vasishtha esclarece: "A Libertação não está no cimo do céu, nem nas profundezas, nem na superfície da Terra. Ela é apenas a extinção da mente-ego, com todos os seus desejos", o que significa que o estado sem ego não se encontra nesse nosso reino da relatividade, nem poderia, por ser a total negação da relatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário