........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Destemor

A Sabedoria Sagrada garante: "Aquilo que é infinito é a Felicidade. Não há felicidade nas coisas finitas". O Sábio esclarece ainda mais: "Só o Ser é grande, tudo o mais é infinitesimalmente menor. Nada vemos, seja o que for, que não seja o Ser. Por preço muitíssimo insignificante - a renúncia ao ego - pode-se alcançar este Ser infinitamente grande. Mas esse preço insignificante tem que ser pago. Acontece que os seres humanos têm medo desse Estado. Não temem a existência dominada pelo ego, que é a fonte de todos os seus temores, porque acreditam que tal ego é eles mesmos, e desconhecem o Ser Real. Temem que se perderem o ego, deixarão de existir. Temem o Destemor, que é a inexistência do ego, e não temem o temor, que é o ego. Deveria ficar claro para eles, pela experiência de felicidade no sono, que a perda do ego não constitui prejuizo, muito ao contrário. Embora no sono não haja ego, ninguém tem medo de dormir. Por isso, por que devemos ter medo de perder o ego - a causa de todo temor - de uma vez por todas, e assim alcançar o Destemor?". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário