........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Essência Infinita

O Sábio Yogue nos ensina a evitar discussões teóricas sobre as Escrituras. Sábio é quem se devota a realizar, não só a ler, as antigas revelações - diz ele. E acrescenta: - Resolva todos os seus problemas através da meditação. Especulações improfícuas, troque-as pela autêntica comunhão com Deus. Limpe sua mente do entulho teológico, repleto de dogmas, e deixe que nela penetrem as águas frescas, curativas, da percepção direta. Harmonize-se com o ativo Guia interno: a Voz Divina tem resposta para todo dilema da vida. Embora a habilidade humana para meter-se em dificuldades pareça inesgotável, o Socorro Infinito não é menos inexaurível.
O ensinamento do Sábio ainda recomenda: - Recorde-se que você a ninguém pertence e que ninguém lhe pertence. Reflita que algum dia terá subitamente de abandonar tudo neste mundo; estabeleça, pois, o contato com Deus, agora. Prepare-se para a viagem astral da morte que se aproxima, viajando diáriamente no aeróstato da percepção divina. Por obra da ilusão, você pensa que é um fardo de carne e ossos, o qual vem a ser, quando muito, um ninho de complicações. Medite sem interrupção, e logo virá a contemplar-se como Essência Infinita, livre de todas as misérias. Deixe de ser um prisioneiro do corpo. Aprenda a escapar para o Espírito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário