........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gita

Quando eu leio o Bhagavad-Gita e reflito sobre como Deus criou este Universo, tudo o mais parece supérfluo. Einstein.
Gita é o mais belo e, provavelmente, o único poema realmente filosófico em qualquer língua conhecida. É, talvez, a suprema e mais profunda obra desse mundo. Wilhelm von Humboldt.
Pela manhã, eu banho o meu intelecto na estupenda filosofia do Bhagavad-Gita, o qual faz o mundo moderno e a sua literatura parecerem insignificantes. Thoreau.
O Bhagavad-Gita é uma das mais claras e compreensivas exposições já realizadas da filosofia perene. Essa fonte de inesgotável valor, portanto, pertence, não apenas à India, mas a toda a humanidade. Aldous Husley.
O Gita é sublime como a noite e de tirar o fôlego como o oceano. Contém todos os sentimentos religiosos, todos os grandes sistemas de ética que influenciaram as pessoas nobres e de mente poética. Ralph Waldo Emerson.
Verdadeiramente, o esplendor do Bhagavad Gita está na beleza da sua revelação dessa sabedoria de vida capaz de fazer a filosofia florescer no âmbito da Religião. Herman Hesse. 
A condição para se poder compreender plenamente uma obra tão sublime como o Bhagavad Gita é o estabelecimento de uma sintonia fina do nosso espírito com o texto. Rudolph Steiner.


Nenhum comentário:

Postar um comentário