........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

sábado, 22 de setembro de 2012

Personalidade

Fala o Mestre: "Personalidade significa existência  por si só, como um ser separado de todos os outros seres. A alegação para tal existência baseia-se na sensação do eu. A mente-ego é consciente de si mesma como consciente e inteligente. Essa consciência não é sua, mas uma fração diminuta da Consciência que é o Ser, assim como  a luz da imagem do sol vista num espelho é uma fração diminuta da própria luz do sol. A idéia de que a mente ou alma é um entidade consciente é descrita na Sabedoria Antiga como uma ação de furto. Esse furto deve ser desfeito mediante render a mente à Realidade, com o eu nela refletido, compreendendo-se que a Realidade é o Ser. É este o significado que nos mandam procurar na última linha do Gita: 'Refugia-te em Mim, renunciando a todos os teus dharmas'. Aqui dharma deve ser visto com um sentido mais amplo que o normal. Não quer dizer deveres ou comportamento; significa status ou atributos. A alma é um apanhado de atributos, o primeiro e principal dos quais é a personalidade. A esta temos que renunciar. A forma de realizar tal renúncia é a Busca do Ser".