........................................
Seja sempre o Bem vindo

YOGA’S CITTA VRTI-NIRODHAH

Yoga é a inibição das modificações da mente
(Patânjali –Sec. II ou IV DC )

Somos seres espirituais. Cada um de nós, em Essência, é um Ente Divino. Nossas potencialidades são infinitas. Descobri-las é um feito fantástico. Dinamizá-las e manifestá-las é nosso maior desafio (além de ser um direito exclusivamente nosso). Ao aceitá-lo, assinamos um pacto com a Vida, renunciamos ao espectro da morte, abandonamos a perspectiva de uma existência humanamente frágil, enriquecemos nossa habilidade de viver e nos tornamos efetivamente capazes de ajudar o mundo a ser melhor.

Eis o objetivo, tão pura e simplesmente, do Yoga. Sem subterfúgios, sem tolas discussões sobre formas, acentuações gráficas e outras meras modalidades mercadológicas. Yoga é para ser praticado sempre sem perder de vista o desabrochar do Divino, a superação da egolatria, a vitória final sobre as sombras da ignorância fundamental. Superada esta é que ocorrerá o Grande Despertar e, finalmente, a Porta do Sol irá se abrir.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Espalhadas ao Vento

Após cerca de 20 anos afastados, eis que eles se  (re) encontram, graças às teias eletrônicas da Web. Uma grata surpresa, os emails de ambos reconheceram. Quantas novidades, quantas histórias que eles não se contaram, quantos acertos e tropeços pavimentaram os caminhos dos dois em todo esse tempo, e, sobretudo, quantas lembranças de uma época tão marcante, muito marcante, em suas vidas. Ela, porém, logo advertiu: -  Estou muito bem e não quero falar absolutamente nada sobre o passado.
Sábia decisão, que ele imediatamente entendeu e aceitou, sem qualquer comentário. Afinal, o que é o passado, e o presente, e o futuro? Lembranças são inevitáveis, trazê-las de volta pode não ser prudente. É como interferir na impecável serenidade do lago, interessado, apenas, em refletir a grandeza do céu, tornando-se,assim, uno com ele. 
O tempo é apenas mais uma ilusão nesse universo de Maya. Cada passo que damos nos leva ao futuro, que imediatamente se torna presente e  se transforma em  passado,  com o passo seguinte. 
Nossa mente nos oferece um mundo de ações e emoções superficiais. O Sábio esclarece: "Mesmo quando repetimos certas palavras de profunda significação, vivemos, em geral, num mundo verbal. Nossa mente é sem profundidade, mesquinha, estreita, e um dos problemas mais importantes da vida é como tornar essa mente profunda, rica, serena. A mente carregada de conhecimentos não é uma mente rica. Só o é aquela que penetrou fundo em si mesma e descobriu seus próprios e inumeráveis recessos, suas secretas idéias e motivos, e é capaz de penetrar e transcender o pensamento".
Após tantos anos, o reencontro daquele casal, embora virtual, tornou-se um motivo de alegria permanente, hoje, aqui e agora, porque ambos desprezaram o espantalho das lembranças de um tempo já vivido, sem chance de retorno. O Sábio aconselha: "Sempre considere tudo o que passou um monte de cinzas, espalhadas ao vento".